2º Prêmio Literário Elida de Freitas e Castro Druck divulga seus resultados

Em dezembro ocorreu o julgamento do 2º Concurso Literário Elida de Freitas e Castro Druck, realizado no Escritório Central do Grupo Habitasul, em Porto Alegre, reunindo os colaboradores participantes de Pinhal RS, Canela RS, Cachoeirinha RS, Vargem Bonita SC e Jurerê Internacional SC, representando todas as empresas Habitasul.

Os vencedores foram Maria Gorete Rodrigues, confeiteira do Laje de Pedra – 1º lugar; Camila Ester Franco, da Celulose Irani Porto Alegre – 2º lugar; Ana Claudia Pereira, de Jurerê Internacional – 3º lugar; Daniel Farias, do setor de Usinagem Seriados da Koch Metalúrgica – 4º lugar; e João Batista Silveira, advogado do Escritório Central – 5º lugar.

A Comissão Julgadora da segunda edição foi composta por Antônio Hohlfeldt, Luis Antônio Paim Gomes e Juremir Machado da Silva.

O Concurso Literário Elida de Freitas e Castro Druck é uma iniciativa inédita, por premiar os leitores, e não os escritores. O concurso é dirigido a todos os funcionários do Grupo Habitasul (3,2 mil funcionários e 600 colaboradores terceirizados) e tem como objetivo estimular e valorizar o hábito de ler; o concurso propõe a leitura de 8 grandes obras da literatura e um posterior encontro com uma Comissão Julgadora, no qual os participantes são convidados a falar sobre suas impressões e interpretações das obras.

Na edição de 2014 as obras escolhidas foram “Vidas Secas”, de Graciliano Ramos; “Os Tambores de São Luís”, de Josué Montello; “Os Varões Assinalados”, de Tabajara Ruas; “Ed Mort”, de Luis Fernando Veríssimo; “Ficções”, de Jorge Luís Borges; “Bonequinha de Luxo”, de Truman Capote; e “Extensão do Domínio da Luta”, de Houellebecq.

Uma iniciativa ousada, de alta mobilização, focada apenas no crescimento de seu público interno, demonstra uma interessante forma “inculturada” de oferecer o estímulo considerado interessante para o leitor, incluindo generosa premiação em dinheiro, e não para os idealizadores. Afinal, o prêmio é para os leitores.

Esta visão faz parte da sustentabilidade cultural do Grupo Habitasul. O Prêmio Literário Elida de Freitas e Castro Druck é um instrumento motivador que responde ao desafio de envolvimento e participação coletivos que toda ação sustentável exige.

Em 2013 a Habitasul foi duplamente vencedora, com os prêmios Top Sustentabilidade e Top Cultura ADVB RS, com o case sobre o I Prêmio Literário Elida de Freitas e Castro Druck.