Bibliotecas

Biblioteca Elida de Freitas e Castro Druck

biblio-elida-300x225O Grupo Habitasul tem longa tradição de apoio às artes, cultura e literatura em geral, com ações como o Prêmio Revelação Literária, iniciado em 1978, e a participação, por muitos anos, na Feira do Livro de Porto Alegre, com o projeto cultural palcohabitasul.

Em 2008, foi inaugurada, no prédio do Escritório Central do Grupo Habitasul, em Porto Alegre RS, a Biblioteca Elida de Freitas e Castro Druck, para fomento permanente da cultura, educação e crescimento profissional de seus funcionários e familiares.

O acervo inicial foi oriundo da biblioteca de Elida de Freitas e Castro Druck e Clio Fiori Druck, pais do Presidente do Grupo Habitasul, Péricles de Freitas Druck, intitulada “Rumo à Perfeição” e contando com mais de 4 mil exemplares, na ápoca.

Conforme seu crescimento e aceitação foram crescendo, outras atividades foram tomando forma, como a Biblioteca Itinerante, que leva, uma vez por mês, obras para os profissionais de empresas do Grupo localizadas em diferentes regiões, algumas, inclusive, de difícil acesso aos livros e à literatura.

O projeto fortaleceu o espírito de leitura na vida dos funcionários e de suas famílias.

 

Biblioteca Jurídica Clio Fiori Druck

biblio-clio-fioriA Biblioteca Jurídica Clio Fiori Druck é composta por um vasto acervo, com mais de 5 mil itens, que pulverizam as mais diversas áreas do direito, entre elas obras valiosas e especiais de juristas clássicos como Pontes de Miranda e Clovis Beviláqua.

A Biblioteca possui, igualmente, um Acervo Especial com obras antigas, clássicas e valiosas do Professor Dr. Clio Fiori Druck. São livros de difícil localização no mercado editorial, em geral obras únicas consagradas e esgotadas.

A Biblioteca Jurídica Clio Fiori Druck é dedicada aos estudantes das faculdades de Direito de Porto Alegre e Grande Porto alegre, disponibilizando pesquisas em obras importantes e de grande valor histórico no ramo jurídico.

Clio Fiori Druck, cujo acervo jurídico pessoal deu origem à Biblioteca, foi jornalista, professor, escritor, advogado e magistrado, com várias obras publicadas, entre elas Os Invioláveis – livro de crítica parlamentar, 1947, e Natureza do Mandato Eletivo e sua Reflexão Jurídica com os Partidos Políticos, 1949.

Clio Fiori Druck recebeu a condecoração Ordem Nacional do Mérito Jurídico-Militar, na categoria Alta Distinção. Clio Fiori Druck é pai do Presidente e do Vice-Presidente do Grupo Habitasul, Péricles de Freitas Druck e Eurito de Freitas Druck.