Sustentabilidade e responsabilidade social

Inovação, sustentabilidade, transparência e pioneirismo são valores sempre presentes na atuação do Grupo Habitasul. É assim que a organização sustenta relações de longo prazo com clientes, fornecedores, colaboradores e parceiros.

Os empreendimentos do grupo sempre ofereceram aos clientes o conforto e a sofisticação característicos dos projetos da Habitasul, sem deixar de lado a preservação das características originais da região.

Um exemplo é o complexo habitacional de Jurerê Internacional, em Florianópolis (SC), que já em 1980 garantia uma taxa de ocupação menor do que o permitido pela cidade aos outros balneários da região. Localizado no norte da Ilha de Santa Catarina, entre as praias de Canasvieiras e do Forte, o local conta com uma infraestrutura que privilegia a natureza, com uma reserva natural própria definida como área de preservação permanente.

A taxa de ocupação, menor do que a permitida pelo município de Florianópolis, garante que, mesmo frente à grande valorização dos terrenos, o número de construções não ultrapasse um limite tido como sustentável.

Administrado há mais de 30 anos pelo Grupo Habitasul, o complexo tem uma forte pegada ambiental, com redes de água e esgoto próprias e a certificação ambiental ISO 14001. Qualquer investimento tem sempre em vista a preservação permanente do solo e do mar continuem, fortalecendo o compromisso da Habitasul com a natureza. Os mesmos princípios foram aplicados a todos os demais empreendimentos imobiliários do Grupo Habitasul, como Portoverde, Vale do Sol e Vale Ville, empreendimentos inovadores para a região metropolitana de Porto Alegre. Além, é claro, das empresas que tornam a Habitasul um player na área industrial, como a Celulose Irani e Koch Metalúrgica.

Os 72 anos de história da Celulose Irani deixam claro que a grande marca da empresa é a sustentabilidade como parte do modelo de gestão. E é essa mentalidade que orienta a atuação da companhia. A celulose e os papéis – entre eles, embalagens, chapas e caixas de papelão ondulado – vêm de florestas próprias plantadas, que asseguram o fornecimento de produtos provenientes de matéria-prima renovável e com total controle sobre a qualidade.

O slogan da Celulose Irani, “Crescendo com valor”, resume a principal aspiração da organização: a busca pela contínua expansão dos negócios. Isso tudo, é claro, sem deixar de lado as ações de desenvolvimento social e a preocupação com o desenvolvimento de produtos ambientalmente amigáveis – a Irani, que realizou o Inventário de Emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) em todas as suas unidades operacionais, foi a segunda empresa no setor de Papel e Celulose no mundo e primeira no Brasil a ter créditos de carbono emitidos pelo Protocolo de Kyoto.

Isso tudo, é claro, rendeu reconhecimentos: a Irani foi a única do setor de papel, celulose e embalagem a constar no ranking Brazil’s Leading Reports da pesquisa Rumo à Credibilidade. Em 2012, ficou em oitavo lugar no Ranking Melhores da Sustentabilidade – Programa Benchmarking Brasil e na quarta posição no Ranking da Década – Os melhores da Gestão Socioambiental Brasileira dos últimos 10 anos. No Guia Época Negócios, chegou ao primeiro lugar do pódio nas categorias Inovação e RH.